19 de jul. de 2009

Oficina do Escada - Pontinho de Cultura



Nesta Sexta-feira (17/07), saiu uma matéria no Diário do Amazonas sobre as Oficinas realizadas pelo Escada sem degraus como parte do Projeto Praça dos Sons Amazônicos.

Um pouco mais sobre a “Oficina de Linguagens Artísticas”...

Apontando a necessidade do Projeto Escada sem Degraus de oportunizar o ensino em dança e canto, as educadoras Bete do Coco, Wanderléia Dimas, Cléia Alves ao abrir o espaço a crianças e adolescentes, perceberam a relevância das brincadeiras na infância, e sentiram-se inclinadas a orientar processos de formação cultural experimentando habilidades e competência através do desenvolvimento das linguagens artísticas musica (canto) e expressão corporal (dança) prazerosa com o aprender. Para o educador Domingos, sua busca na capoeira e em outras tradições revela uma brincadeira natural, tão natural como todo mundo canta, buscando definições nos terreiros, nos mestres da capoeira e nos índios. Eliberto é o coordenador e dá aulas de percussão atua também na formação cultural através de investigações da arte educação para os demais participantes, procurando conhecer não como sendo parte daquele que observa de fora para dentro e sabe como são as coisas, e sim como parte integrante do saber fazer com liberdade de arriscar os sons, de testar, fazer da sua maneira, do jeito que pode ser e aos poucos conversando, refletindo e aperfeiçoando.

Em geral, atuando no fortalecimento das identidades culturais da região, revitalizando tradições musicais e histórias orais e possibilitando o treinamento artístico como instrumento metodológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário